Conjuntivite, perigo à Vista.

Publicado: 2 de abril de 2014 em NOVIDADES
Tags:,

 

 

 

Imagem

Quem já teve conjuntivite sabe como é desagradável ficar todos aqueles dias com uma tremenda irritação nos olhos. 

Essa inflamação na conjuntiva – uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular – faz com que você tenha que ficar longe das pessoas, pois pode ter sido causada por vírus ou bactérias, o que a torna contagiosa. Nestes casos, acarreta em afastamento do trabalho ou de outras atividades do dia-a-dia.

Existem três tipos de conjuntivite: alérgica, infecciosa e a causada por fatores externos. Em todas elas, os sintomas são de vermelhidão nos olhos, que também ficam lacrimejantes, dor ao olhar para luz, além de visão borrada, pálpebras inchadas, sensação de que há areia dentro dos olhos, secreção esbranquiçada e em pouca quantidade. Algumas vezes, pode acontecer de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda.

A conjuntivite pode durar até 15 dias e possui variadas formas de transmissão. Piscinas sem tratamento, lagos, rios e mares contaminados, contato dos olhos com substâncias químicas ou até mesmo por uma reação alérgica (pólen, animais ou outros alérgenos). 

O tratamento vai depender da causa. São indicados colírios e pomadas e, em alguns casos, antibióticos. De qualquer forma, sempre que identificar os sintomas da conjuntivite, o ideal é procurar um médico imediatamente.

Tipos de conjuntivite

Conjuntivite alérgica – a conjuntivite alérgica está ligada aos fatores que provocam alergia em determinadas pessoas.

Conjuntivite Infecciosa – é causada por vírus, bactérias e fungos. Esse tipo de conjuntivite leva aproximadamente 15 dias para se curar. Inicia-se em um olho e normalmente passa para o outro. A transmissão acontece principalmente através de objetos contaminados (toalhas, travesseiros etc). É preciso ter cuidado especial com a lavagem das mãos. O ambiente fechado é bem propício para a propagação.

Conjuntivite causada por fatores externos – provocada por elementos tóxicos, como substâncias químicas, cloro, fumaça.

Recomendações em caso de conjuntivite infecciosa:

– Lavar as mãos freqüentemente;
– Não usar lenço de pano;
– Separar toalhas e sabonetes;
– Evitar piscinas, saunas e semelhantes;
– Evitar contatos diretos com outras pessoas;
– Evitar pegar crianças pequenas no colo;
– Não usar lentes de contato neste período.

 
Fonte: Portal Unimeds

Deixe um comentário